O Que Você Precisa Saber Sobre: Podas de Árvores
- atlaseletricaeserv6
- 3 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2024

A podas de árvores podem ser realizadas com vários objetivos, desde dar vitalidade para ela ou até aumentar a sua produção de frutos, em árvores frutíferas. Ela também moda o formato
da árvore para o ideal manuseio e futuras manutenções.
Esse cuidado com a árvore também elimina galhos ou ramos que possam estar prejudicando a sua saúde. Isso evita que a árvore fique doente e até a infestação de alguma praga por toda sua estrutura.
Lei do município:
Antes de realizar a atividade, você precisa entender bem sobre todas as obrigações legais sobre a manutenção de árvores, independente delas estarem em áreas particulares ou urbanas. Já que mesmo que a planta esteja em sua residência, dependendo do tipo e do benefício dela para o meio ambiente o proprietário do terreno não pode podar de qualquer forma ou fazer a sua retirada sem consultar os órgãos fiscais do seu município antes.
Principais tipos de podas:
É importante entender quais os tipos de poda de árvores existem e para que serve, para em seguida entender como é o procedimento. Veja abaixo a descrição dos tipos de poda:
Poda de Correção:
Esse tipo de poda tem como objetivo eliminar os problemas estruturais da árvore. O corte remove aquele galho que possa estar em desarmonia ou que está desestabilizando a árvore.
A desestabilização acontece com o surgimento de ramos cruzados, codominantes ou aqueles que formam um bifurcação em V. Esses galhos mantém a casca inclusa e formam pontos de ruptura.
Poda de Limpeza:
O objetivo dessa poda é remover os galhos secos, velhos ou mortos da árvore. Esses ramos já perderam a sua função na copa da árvore e pode prejudicar a saúde da planta, além de trazer riscos de queda.
Durante essa limpeza, também deve ser feito a retirada de ramos ladrões, epicórmicos, doentes, praguejados ou infestados por ervas parasitas e os brotos de raiz. Essa limpeza também pode retirar os remanescentes de podas mal executadas.
Poda de Adequação:
Essa pode busca solucionar o conflito entre árvores e meios urbanos, como a fiação elétrica, as sinalizações de trânsito e a iluminação pública. A poda remove aqueles ramos que crescem de forma que atrapalham o patrimônio público.
Em alguns casos os galhos chegam a atingir as áreas residenciais e se vê necessário realizar uma poda para que a árvore cresça de outra forma. Em alguns casos só a poda não resolve e é necessário a remoção da espécie.
Poda de Levantamento:
É feita para remover os ramos mais baixos da árvore, assim ela não impede a livre circulação de pedestres e veículos. Essa poda deve ser feita o mínimo possível, evitando retirar galhos de diâmetro maior do que um terço do ramo no qual se origina.
Poda de emergência
Chuvas, tempestades ou ventos fortes podem remover parte de uma árvore, assim é necessário realizar uma poda imediata para que o galho não caia e machuque pedestres ou comprometa residências ou o patrimônio público.
Mesmo sendo uma poda de emergência, ela deve ser feita sempre levando em consideração as características morfológicas da árvore. Esse corte deve restabelecer a saúde da planta e minimizar futuros riscos.
Poda de desobstrução:
Ela busca diminuir o tamanho da árvore para que não atrapalhe a fiação elétrica. É preciso cortar o galho líder para que seja feita uma boa redução da altura ou do diâmetro da espécie.
Galhos terminais que estejam juntos a um galho lateral e que tenha dimensão suficiente podem assumir o papel de líder. Essa é um tipo de poda que pode apresentar altos riscos ao cortador, por isso deve ser feita apenas por pessoas profissionais.
Esse é um trabalho que deve ser feito com os equipamentos corretos e por profissionais treinados. Eles vão analisar quais troncos precisam ser cortados, sempre prezando pela saúde da árvore.
Comments